Alimentos Saudáveis Para Um Cabelo Forte E Bonito

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Alimentos Saudáveis Para Um Cabelo Forte E Bonito

Você sabia que existem alimentos saudáveis para que o cabelo mantenha sua força e densidade?
A alimentação é muito importante para o bom funcionamento de seu organismo. Cada vez há uma maior conscientização de que o tipo de alimentação influencia no bom funcionamento do corpo. Além disso, a alimentação é um dos fatores externos para ter em conta também a queda do cabelo e na manutenção da força e densidade do cabelo.
Neste post vamos analisar ativos benéficos para o cabelo e iremos detalhar alimentos saudável com alto teor de nutrientes.

Zinco
O Zn se caracteriza por ser um elemento amplamente distribuído na natureza, mas não é abundante, já que representa apenas 0,012% da crosta terrestre.
É um dos elementos mais abundantes no corpo. Sua quantidade no indivíduo adulto, varia entre 1 e 2,5 g, sendo o segundo oligoelemento em relação à quantidade total no organismo. As concentrações mais elevadas aparecem no fígado, pâncreas, rins, ossos e músculos voluntários, existindo, também, concentrações importantes no olho, próstata, espermatozóides, pele, cabelo e unhas. É um mineral essencial que o organismo incorpora infinidade de enzimas e processos metabólicos de formação e regulação do corpo humano. Faz parte do processo de síntese de proteínas e divisão celular, o que resulta em uma estrutura do cabelo mais forte.

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É um componente necessário na formação do folículo piloso (sistema responsável pela formação, desenvolvimento e crescimento do cabelo) e participa no processo de regeneração da pele, cabelos e unhas. Também sua presença se relaciona com os processos de limitar/frear os processos que favorecem a queda do cabelo.
Para avaliar a quantidade de Zinco no organismo são utilizadas, principalmente, os níveis no soro, plasma e eritrócitos: análise de sangue
O défice deste oligoelemento pode causar dermatite, alopecia, alterações no paladar, anorexia, retardo na cicatrização das feridas, alterações imunológicas, entre outras.
A ausência deficiência de Zinco pode provocar uma queda de cabelo reversível quando se normalizam os níveis deste oligoelemento, assim como sua plena ingestão pode servir como um poderoso remédio para queda de cabelo feminino.

Alimentos com alto teor em Zinco:
São os produtos de origem marinha, principalmente os frutos do mar (ostras e crustáceos), os alimentos mais ricos em Zinco, seguindo-se as carnes vermelhas, derivados lácteos e ovos, e grãos integrais. Os vegetais, com exceção das leguminosas, não são alimentos que apresentem conteúdo em zinco altos. Por tudo isso, as verduras, legumes e frutas, gorduras, peixes e doces são fontes pobres de zinco.
Também suplementos nutricionais com Zinco.

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Biotina (Vitamina H, Vitamina B7)
A Biotina, pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis do complexo B.
Em humanos, a biotina está diretamente envolvida em importantes processos metabólicos como a síntese de glicose (fonte de energia), de lipídios e no catabolismo de algumas proteínas, interviniedo nos processos de manutenção da saúde da pele e do cabelo. A síntese de Biotina ocorre no tubo digestivo, pelo que alterações do transito intestinal podem provocar déficits da mesma, por processos que reduzam parte da flora intestinal, bem como aqueles que reduzam o tamanho intestinal, podem causar deficts de Biotina.

Sua deficiência pode causar alterações na coloração do cabelo, queda de cabelo, caspa e seborréia.
Alimentos ricos em BIOTINA: fígado, carne de vaca, frango, DHT Blocker, peixe, ovo inteiro, ervilhas, feijões, amendoins, chocolate, cereais integrais, vegetais de cor verde intenso, frutas cítricas e leveduras.
No mercado é possível encontrar também suplementos nutricionais com Biotina.
Em suma, manter uma alimentação balanceada e consumir certos alimentos saudáveis, como os mencionados acima podem ajudar o seu cabelo a manter a sua densidade e a sua força. Nas próximas postagens vamos mostrar mais alimentos saudáveis para o cabelo.

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