O Estresse E A Perda De Cabelo

Resultado de imagem para Estresse E A Perda De Cabelo

O Estresse E A Perda De Cabelo

O que é o estresse e como isso afeta as pessoas? Você tem reflexo a nível biológico? Você pode provocar a queda do cabelo? Para dar resposta a estas perguntas é importante entender o que é o stress e sua relação com a sociedade atual e as reações que pode desencadear.
É chamado de ‘stress’ para a resposta do corpo diante de situações vitais do perigo ameaçador. Trata-Se de algo que é totalmente subjetivo, já que afeta cada pessoa de maneira diferente.

A nível biológico, um acontecimento estressante ativa o Sistema Nervoso Central, preparando a pessoa para responder a um perigo. Hoje em dia, o estresse tornou-se um estado que se prolonga no tempo, pelo que as situações são muito mais complexas, difíceis de resolver e que afetam negativamente as pessoas.

Imagem relacionada

A nível psicológico, as reações que podem provocar o estresse são emocionais (afetam as emoções), cognitivas (relacionadas com a forma de pensar), comportamentais (afectam a maneira de agir) somáticas (afetam fisicamente ao seu corpo). Estas últimas são as que estão relacionadas com a perda de cabelo, já que a somatización é a manifestação de conflitos fatores psicológicos através do corpo, como podem ser dores de cabeça, dores difusas, mal-estar físico, etc.

Quando uma pessoa evita pensar em um conflito e evita, também, agir em conformidade, este conflito pode se manifestar através do corpo por não ficar resolvido. Uma das manifestações mais visíveis é precisamente a perda de cabelo. Esta dimensão corporal é difícil de lidar, já que se trata de um processo reativo (ou seja, é uma reação que produz o corpo humano).

A queda de cabelo causada por somatización do estresse é uma reação do corpo, que ocorre devido a uma alteração fisiológica, o que é conhecida como Eflúvio Telógeno.
O Eflúvio Telógeno pode dever-se a alterações produzidas por vários motivos, como podem ser infecções severas, dietas rigorosas, doenças efeitos secundários de alguns medicamentos. Mas não devemos esquecer que outra destas causas pode ser o estresse.

Imagem relacionada

A particularidade deste tipo de calvície causada por situações estressantes é que se mantêm os folículos pilosos, o que a queda do cabelo não é definitiva, se não consegue cuidar a tempo.

Para diminuir a perda de cabelo é conveniente reduzir o nível de estresse e trazer bons hábitos de vida, como descansar corretamente, praticar esportes e comer de forma saudável. Tudo isso, combinado com o cuidado do cabelo, fará com que este deixe de cair.

É possível melhorar a situação com tratamentos cosméticos, como Hairloss Blocker e shampoos  específicos para frear a caída do cabelo e loções com fórmulas específicas para quando este cai. E, claro, com suplementos específicos para o seu cabelo.

Veja nosso próximo assunto, dicas e soluções de como acabar com o mau hálito: Como Eliminar O Mau Hálito.

 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *